Osteopatia

A IMPORTÂNCIA DA OSTEOPATIA NO BEM-ESTAR DAS PESSOAS

Esta terapia nasceu nos Estados Unidos pelas mãos do médico Andrew Taylor Still, em pleno século XIX. Através da observação e da investigação, o médico americano fez uma correlação entre as doenças e as suas manifestações físicas.
Podemos então definir Osteopatia como uma técnica terapêutica que, através da manipulação de estruturas do sistema músculo-esquelético para minimizar dificuldades de mobilidade, reduz o desconforto e potencia a flexibilidade e o próprio equilíbrio do corpo.
Em resumo, é uma prática de medicina complementar e uma forma manual de diagnosticar, tratar e prevenir problemas de saúde. De que forma? A partir de movimentações, alongamentos e massagens nos músculos e articulações das pessoas. E sem qualquer recurso a fármacos.
O seu principal foco é o bem-estar da pessoa em que o mesmo depende deste funcionamento harmonioso dos ossos, músculos, ligamentos e tecido conjuntivo.
É uma técnica de tratamento que aborda o organismo na sua totalidade e cujo objetivo principal é recuperar o equilíbrio da pessoa. E para que o corpo humano funcione corretamente, os sistemas músculo-esquelético, visceral e cranial devem estar em harmonia.
Esta terapia complementar está sustentada em 4 grandes pilares ou princípios. São eles:

1. A lei da artéria: uma boa vascularização é fundamental para este correto funcionamento do organismo.
O que quer isto dizer? Que num corpo saudável, o sangue transporta todos os nutrientes necessários para esse tal bom funcionamento. Aqui o papel do osteopata é favorecer este princípio.

2. A unidade do corpo: a capacidade do corpo humano de se autorregular para uma harmonia e equilibro total. Esta terapia complementar tem este princípio em consideração em todas as suas abordagens.

3. A auto-cura: o corpo humano tem também a capacidade de, até certo ponto, se recuperar (homeostasia). Esta técnica ajuda a este processo.

4. A estrutura determina a função: todos os sistemas (glândulas, pele, músculos, articulações, entre outros) definem a própria função dos tecidos. E se existe um mau funcionamento, a sua função será afetada.

E quais os principais objetivos da Osteopatia?
– aumentar a mobilidade das articulações
– aliviar a tensão muscular
– reduzir a dor
– aumentar o fluxo sanguíneo para os tecidos
– ajudar o corpo a curar-se

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE RECORRER A UM OSTEOPATA

Pela própria definição da Osteopatia, chegamos à conclusão que o seu grande foco é a promoção do bem-estar através deste equilíbrio entre todos os sistemas. Por si só já é o seu principal objetivo.
Mesmo assim, se formos mais ao detalhe, podemos destacar 2 grandes benefícios, nomeadamente:

– a melhoria da capacidade funcional da pessoa.
Esta ativação da recuperação e harmonia do corpo levará a um bem-estar.

– prevenção de doenças e disfunções.
Não só falamos de uma terapia que trata determinadas doenças, mas também ajuda a prevenir certas situações que se transformem em patologias dolorosas no futuro.
Nesse sentido, é uma terapia complementar muito eficaz em complemento com outras práticas médicas até por se tratar de uma abordagem holística. Com efeito, encara o corpo na sua totalidade e inserido num determinado ambiente.

AS SITUAÇÕES EM QUE UM OSTEOPATA PODE AJUDAR

Assim, a Osteopatia é uma técnica que tem como principal objetivo o bem-estar da pessoa promovendo a redução da dor, o bom funcionamento de todos os sistemas do organismo e potenciando o próprio corpo para esta autorregeneração e a consequente promoção da mobilidade.
Embora tenha algumas indicações já diagnosticadas, esta terapia complementar é indicada para tratar diversas doenças e para pessoas de todas as idades.
Além disso, em termos mais específicos, existem resultados comprovados pela intervenção desta técnica no tratamento das seguintes situações:

– tendinite
– entorses
– lombalgia
– hérnia discal
– dor ciática
– torcicolos
– contraturas musculares
– inflamações nervosas
– cervicalgias
– disfunções na coluna vertebral
– inflamações no dorso
– problemas nos ombros
– dores musculares mais generalizadas

VENHA CONHECER ESTA EQUIPA DE OSTEOPATIA EM TELHEIRAS

É inegável que esta terapia complementar tem um enorme poder e pode levar a resultados extraordinários. E quando falamos em resultados, falamos de mudanças internas e externas.
Então, cada vez mais, faz sentido estarmos no nosso melhor.
Acreditamos que ninguém deve viver em dor e todas as pessoas têm tem tudo o que é preciso para serem seres completos e felizes. Através desta técnica terapêutica, oferecemos esta qualidade de vida e ajudamos as pessoas a viverem plenas de satisfação.
O osteopata segue uma abordagem em que encara o corpo e o bem-estar de forma integrada e funciona extremamente bem como complemento a outras práticas médicas.
A nossa equipa de osteopatas é composta por:

Foto de João Mendes

João Damas Mendes

Sou formado em Osteopatia por uma das mais conceituadas escolas de Portugal nesta área, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, e vários anos de experiência profissional enquanto osteopata e personal trainer.
O meu foco tem sido, sobretudo, o acompanhamento a pacientes da área do desporto, mas estou habilitado para ajudar pessoas de todas as áreas que pretendam viver sem dor e com mais qualidade de vida.

Foto de Paula Poção

Paula Poção

Iniciei a minha formação em Osteopatia com o curso de Especialização de Terapias Manipulativas pelo Instituto de Técnicas de Saúde com a colaboração da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Também completei o curso de especialização em Osteopatia/Clínica Osteopática no Instituto de Formação de Técnicas de Saúde Borges de Sousa.
Tenho 26 anos de experiência em enfermagem pediátrica e tenho dedicado a minha atenção especialmente a jovens casais com bebés e crianças para a resolução de vários problemas. E sempre acompanhada por pediatras.
Para qualquer pessoa que queira experimentar esta ferramenta poderosa e comprovar o seu potencial, oferecemos profissionalismo, cuidado e rigor. E com estes princípios, os resultados aparecerão e o progresso será evidente.

Ficou com dúvidas?

Venha conhecer a nossa equipa na Clínica Girassol, em Telheiras.

Esta equipa de Osteopatia em Lisboa está preparada para mostrar o poder desta terapia complementar.

Email
Phone
Messenger
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email