Hipnoterapia Clínica

O QUE É A HIPNOTERAPIA E O QUE ELA PODE FAZER PELO SEU BEM-ESTAR

Para percebermos bem a capacidade da hipnoterapia, é importante, em primeiro lugar, definir o que é hipnose. Hipnose é um estado expansivo de consciência que implica uma atenção focada. É um estado mental e de comportamento e é provocado por um processo de indução, liderado por um profissional.
Deste modo, a pessoa sob efeito da hipnose, fica com uma maior capacidade de resposta a alguma sugestão. Neste estado de relaxamento, a pessoa consegue aceder mais facilmente a conteúdos internos originando uma ampliação da consciência sobre si mesmo.
Relativamente à hipnoterapia, é, então, um uso terapêutico ou o próprio tratamento usando a hipnose (ou técnicas hipnóticas). É um conjunto de técnicas estruturadas numa relação entre paciente e terapeuta. Além de utilizar esta prática, pode usar também outras como a psicologia, a programação neurolinguística entre outras.
Atualmente é mesmo considerada uma terapia complementar com provas dadas no tratamento e recuperação de determinadas doenças.
Como grande diferença entre estes termos, podemos destacar que a hipnose, por si só, não é uma terapia, mas sim uma ferramenta que a hipnoterapia usa para gerar resultados comprovados e relativamente rápidos.
Se formos mesmo à raiz da palavra, percebemos que a própria palavra é composta pelas palavras hipnose e terapia. É, portanto, facilmente percebido a grande diferença entre ambas.

OS BENEFÍCIOS GRANDIOSOS DESTA TERAPIA COMPLEMENTAR

Assim sendo, a hipnoterapia é um procedimento poderoso na obtenção de resultados na prática clínica. No entanto, também é para a superação de obstáculos pessoais e na resolução de problemas comportamentais e sentimentais.
Esta é uma terapia complementar que pode ajudar diversos pontos da vida das pessoas nomeadamente:

– melhora o bem-estar geral
– potencia a saúde mental e o equilíbrio emocional
– desenvolvimento pessoal
– maximiza a criatividade
– melhora a gestão da ansiedade e stress
– reforça confiança e motivação

No campo da medicina, psicologia e odontologia, podemos destacar outros benefícios como:

– grande eficácia na melhoria dos pacientes, na complementaridade de outras práticas clínicas
– maior rapidez nos resultados clínicos, comparativamente com outras psicoterapias
– sem efeitos colaterais ou contra indicações

QUANDO DEVEMOS RECORRER A UMA HIPNOTERAPEUTA

A Hipnoterapia, numa primeira instância, pode mesmo fazer a diferença enquanto complemento no tratamento de algumas doenças, nos resultados obtidos e na recuperação dos pacientes. Por outro lado, ela pode ser muito útil também em situações não clínicas, ou seja, no tratamento de nenhuma patologia em concreto.
Desse modo, uma hipnoterapeuta pode ajudar as pessoas na resolução de várias questões como, por exemplo:

– ansiedade
– depressão
– promoção de uma vida saudável
– ajuda em deixar de fumar
– mudança de hábitos nocivos
– medos e fobias
– relacionamentos complicados
– distúrbios diversos (sono, alimentar, entre outros)
– situações de stress
– problemas sexuais
– aumenta autoconfiança e elimina inseguranças
– elimina bloqueios
– alivio da dor
– beneficia as nossas características naturais

Podemos igualmente acrescentar as suas áreas de intervenção:

– doença mental
– gravidez
– promoção da saúde em termos gerais
– oncologia
– desporto de alto rendimento
– pediatria
– cenários de dor
– equilíbrio emocional

DESCUBRA COMO UMA HIPNOTERAPEUTA PODE ELEVAR O POTENCIAL DAS PESSOAS

Acredito que as pessoas podem ser melhores com os seus próprios recursos. É tudo uma questão de trabalhar o próprio mindset e o foco no que realmente se quer atingir. Só temos de conhecer a nossa mente e trabalhá-la como qualquer músculo do corpo. Dessa forma, temos tudo para resolvermos aquelas questões que nos podem estar a bloquear o sucesso. E a hipnoterapia é uma excelente ferramenta para potenciar o melhor que há nas pessoas, ajudando-as a superar algumas dessas questões limitadoras.

Foto de Bárbara Oliveira

Chamo-me Bárbara Oliveira e sou enfermeira de formação e pós-graduada em Cuidados Intensivos Neonatais. Ao longo da minha carreira de mais de 10 anos enquanto profissional de saúde, foquei a minha intervenção na área da pediatria oncológica e neonatal.
Como enfermeira, trabalhei 8 anos no Centro Hospitalar Universitário de São João (Porto). Aqui, tive oportunidade de integrar o projeto de cuidados paliativos pediátricos como enfermeira e hipnoterapeuta no alívio da dor, ansiedade e sofrimento. Fui ainda convidada numa faculdade e formadora convidada no grupo de dor pediátrica da CUF Descobertas.
Como hipnoterapeuta e coach, conto com formações em Programação Neurolinguística, hipnose clínica em crianças, Psicologia do Desporto de Alto Rendimento, Time Line Therapy.
Além disso, sou ainda formadora e coach o que facilita todo o processo de acompanhamento junto dos pacientes. Os resultados são maximizados, quer no que toca a tempo para os atingir, mas também na sua profundidade.
A qualquer paciente, ofereço confidencialidade, transparência e dedicação. Só desta forma, os resultados pretendidos podem aparecer.

Se ainda tem dúvidas no que a hipnoterapia pode fazer por si

Marque já a primeira sessão na Clínica Girassol, em Telheiras.

Email
Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone
Email