Massagem Terapêutica

Fique a conhecer o que é a Massagem Terapêutica

A Massagem Terapêutica é um tipo de massagem localizada e que consiste numa manipulação com as mãos dos músculos, tendões e ligamentos. Tem como grande objetivo o bem-estar da pessoa através do alívio da dor, de tensões musculares e do relaxamento e ainda da libertação muscular.
É uma técnica que procura uma recuperação da zona afetada através desta manipulação muscular. Usa também a fricção e a pressão nos músculo e tecidos moles e ainda óleos para que a toda a operação seja um prazer. Visa atenuar contraturas, posturas incorretas, stress e movimentos repetitivos e maus para o corpo. As ferramentas principais do terapeuta são as suas mãos e dedos.
Antes desta intervenção existe sempre uma preocupação prévia do próprio terapeuta numa avaliação e diagnóstico adequado. Deste modo, é possível personalizar o tratamento conforme as necessidades e limitações do próprio paciente.

Os vários tipos de Massagem Terapêutica

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Podemos destacar algumas técnicas, por exemplo:

– Massagem desportiva
Mais específica e mais tensa para a recuperação depois da atividade física. Normalmente é adequada a atletas e desportistas.

– Massagem Ayurvédica
Com origem na Índia, é um método que visa estimular a circulação e a musculatura através da libertação de canais energéticos bloqueados. Usam-se as mãos, mas também os pés e cotovelos.

– Drenagem linfática
Intervenção que usa os movimentos para ativar a circulação sanguínea e estimular os gânglios linfáticos levando à sua desobstrução.
É usada para o tratamento contra a celulite.

– Reflexologia
Com grande foco nos membros inferiores e superiores, ou seja, uma prática que pretende relaxar os pés e também as mãos. Ativa, portanto, ainda pontos e órgãos correspondentes no corpo seguindo a linha da medicina chinesa. Serve para aliviar tensões crónicas, fadiga, stress e ainda dores diversas.

– Massagem facial
Como o nome indica, o seu grande foco é a cara. São usados óleos e máscaras para uma hidratação máxima e um bem-estar do paciente.

– Shiatsu
O Shiatsu, de origem japonesa, pretende o equilíbrio dos conhecidos pontos meridianos, ou seja, os canais de energia existentes pelo corpo. São usados os dedos e as mãos através de pressões para aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, dores nas costas e outro tipo de recuperação de lesões.

– Massagem relaxante
Este tipo de Massagem Terapêutica é localizada e visa o relaxamento dos músculos e tecidos para uma recuperação da zona em questão. É usada com óleos e o terapeuta aplica os seus dedos e mãos.

– Tai Ioga
Também conhecida como massagem tailandesa, aproveita os alongamentos do yoga, mas estes são feitos pelo terapeuta e não pelo próprio paciente. É benéfico para ganhar energia, recuperar músculos, entre outros.

– Pedras Quentes
Um método que usa, para além de óleos, as pedras quentes. É muito procurada e com grandes benefícios para o relaxamento e tratamento de contraturas musculares. O terapeuta usa as tais pedras e não as suas mãos.

– Abhyanga
Um estilo de Massagem Terapêutica que usa óleos corporais quentes e em abundância para libertar as toxinas do organismo. O profissional usa alongamentos e tem como grandes benefícios a oxigenação dos tecidos, a prevenção de doenças e o melhoramento do funcionamento do aparelho digestivo.

– Tui Na
Uma das mais conhecidas terapias, o Tui Na é muito conhecido da Medicina Tradicional Chinesa. Pretende o equilíbrio energético dos órgãos atuando nos canais de energia do corpo promovendo o bem-estar geral.

– Libertação Miofascial
Este método consiste na pressão nos músculos e é muito recomendada a desportivas e atletas. Pode ser aplicada por um terapeuta e pelo próprio paciente através de um rolo de espuma ou uma bola pequena especifica. Visa melhorar a performance do atleta e a sua rápida recuperação.

Os principais benefícios da Massagem Terapêutica

O mundo da massoterapia, pela diversidade, características e pelos resultados obtidos ao longo dos anos, fazem já parte da medicina preventiva. Dessa forma, do que vimos anteriormente das várias técnicas, percebemos que o grande propósito da Massagem Terapêutica é a rápida recuperação do paciente relativamente a alguma doença ou má postura. Nesse sentido, contribui para o bem-estar do paciente.

No entanto, podemos destacar alguns benefícios em concreto no que toca a estas técnicas, sendo elas:

– ajuda ao relaxamento muscular
– melhora a mobilidade corporal
– aumenta a drenagem linfática melhorando a circulação sanguínea
– aumenta a flexibilidade
– potencia a amplitude dos movimentos
– combate a ansiedade e o stress
– melhora a qualidade do sono
– combate o cansaço
– potencia a circulação sanguínea
– reduz sintomas de dor
– estimula a produção de endorfinas que servem como analgésicos naturais do corpo
– no final do dia, melhora a qualidade de vida das pessoas

As situações em que devemos recorrer a uma Massagem Terapêutica

Ainda que existam várias técnicas e cada uma com as suas características e foco, percebe-se que são terapias indicadas para todas as pessoas, independentemente das suas idades ou género.
Em suma, são terapias personalizáveis pelo que podem ser adotadas por todos no combate à dor e posturas incorretas. Além disso, servem para, simplesmente, garantir o bem-estar físico e mental. São usadas em muitos casos para promover a boa e rápida recuperação de alguma lesão muscular e ainda algumas doenças em particular.
Mesmo para as grávidas, este método pode ser aproveitado sem grandes dúvidas ou receios. No entanto, sempre com os respetivos cuidados e atenção às necessidades e limitações de cada paciente.

Algumas situações em particular onde as Massagens Terapêuticas são uma mais-valia:

– para atletas e desportistas que pretendem melhorar a sua performance
– stress e ansiedade
– depressão
– dores várias como dores musculares e reumáticas
– tendinites
– entorses
– enxaquecas
– contraturas
– tensões diversas
– lombalgias
– cervicalgias
– cãibras

Embora existam alguns cuidados a ter antes de usufruir desta terapia, os seus benefícios são claros e serve para praticamente quase todas as situações e necessidades.

Venha conhecer todo o potencial da massoterapia e mude a sua vida

Em conclusão, esta prática é uma excelente opção para quem pretende resultados bons e rápidos. E isto no que toca a correções de postura, alívio de dor e outras doenças incapacitantes.
Além disso, são técnicas constantemente acompanhadas por um profissional qualificado para garantir uma correta utilização das suas potencialidades e em todo o processo.
Na Clínica Girassol, todas as nossas terapias e técnicas são praticadas por profissionais com larga experiência e que ajudam os pacientes a conseguir melhorar a sua vida.

Foto de Mariana Freitas

Chamo-me Mariana Freitas, tenho o curso de Medicina Tradicional Chinesa e Massoterapia Clínica e Desportiva (Técnica Auxiliar de Fisioterapia) e ainda o complemento de formação de aplicação de bandas neuromusculares e aplicação de ligaduras funcionais. As massagens que faço são as Tui Na, Shiatsu, Libertação Miofascial, Massagem Relaxante, Massagem Desportiva, Drenagem Linfática e Reflexologia.
Tenho experiência em várias técnicas e faço sempre uma avaliação inicial para adaptar qual a técnica mais indicada para cada paciente respeitando as suas próprias limitações. A massoterapia é mais que um tratamento e tenho sempre o objetivo de promover o bem-estar do meu paciente.
Quer para tratar algum problema ou apenas relaxar, estou sempre disposta a ajudar a conseguir os seus objetivos.

Ficou com curiosidade em saber mais?

Venha conhecer a Clínica Girassol, em Telheiras, e descubra de que forma o posso ajudar com o poder da Massagem Terapêutica.

Email
Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone
Email