Curso de Pré Parto

O QUE PRECISA SABER SOBRE UM CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO

Todos sabemos que a chegada de um filho é uma aventura. É um acontecimento que muda a vida dos pais e traz muita felicidade e alegria. No entanto, é também um momento que traz algumas mudanças mesmo antes do nascimento do bebé. Surgem alterações às rotinas diárias podendo originar algumas dúvidas no casal.
Assim, o Curso de Preparação para o Parto é um conjunto de aulas cujo objetivo é ajudar os casais. E esta ajuda passa pela sua preparação antes da chegada do novo membro da família. Com o fim de estarem no seu melhor.

Este curso pré-parto pretende ajudar, tanto a mãe como o pai, a esclarecer todas as dúvidas que possam ter. Além disso, perceber todas as mudanças físicas, emocionais e psicológicas que vão viver em todo o processo. E visa, também, responder a todas as perguntas que existam pondo de lado todos os medos que possam estar a assustar os futuros pais.

Atualmente, este programa está focado numa perspetiva mais ampla e toca em vários temas e numa parentalidade em pleno. Para além de abordar técnicas de respiração, controlo de dor e exercícios de relaxamento, estas aulas não ficam por aqui. Temas como a amamentação, cuidados a ter com o bebé após chegar a casa e mesmo a sexualidade entre o casal são falados.

Podemos também ver que, cada vez mais, o papel de pai é fundamental. Por isso, é importante envolver o companheiro desde o início. E este tipo de curso de preparação para o parto é a melhor solução para o casal.
Mesmo que não seja uma primeira gravidez, estas aulas darão conhecimentos muito importantes para enfrentar o desafio da parentalidade de maneira positiva e construtiva.

Estes cursos pré-parto são dados por especialistas da área da saúde materna como pediatras, enfermeiros, obstetras que darão estas informações de forma envolvente e esclarecedora. Dessa forma, os futuros pais ficarão por dentro de um vasto conjunto de temas importantes como por exemplo:

– alterações físicas e hormonais da mulher
– exercícios de relaxamento
– técnicas de respiração para controlo da dor
– alimentação saudável
– vida sexual do casal
– os diferentes tipos de parto (normal, com ajuda de ventosa ou fórceps e cesariana)
– posições de alívio durante o parto
– cuidados a ter no regresso a casa do bebé
– dicas para o banho do bebé, mudar a fralda ou mesmo como entender melhor o choro do bebé
– técnicas para melhorar o sono do bebé e como lidar com as cólicas
– as alterações da mulher após ser mãe
– a consulta pós-parto
– os sinais de alerta a que a mulher deve estar atenta para prevenir e detetar alguma complicação no pós-parto
– o que é isto de parentalidade positiva

Toda esta experiência fica ainda mais envolvente e enriquecedora caso estejam presentes outros casais. É sempre uma ótima forma de partilha de dúvidas e pontos de vista.
Em resumo, o Curso de Preparação para o Parto é fundamental para diminuir a ansiedade sentida nos futuros pais. Além disso, ajuda os futuros pais a sentirem-se mais confiantes nesta nova etapa da vida.

OS GRANDES BENEFÍCIOS DO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO

Como já podemos ver, os Cursos de Preparação para o Parto são muito úteis para tirar dúvidas, partilhar experiências e diminuir o sentimento de ansiedade que os futuros pais possam estar a viver. No final do curso pré-parto, quer a mãe, quer o pai, vão ficar mais informados e esclarecidos. Dessa forma, permitirá uma maior tranquilidade em todo o processo, desde o início da gravidez até ao pós-parto.
Assim, podemos destacar os seguintes benefícios concretos:

– uma melhor gestão da ansiedade neste momento tão particular
– partilha de experiências originando um conhecimento e envolvimento mais rico
– incentivo a uma interação entre casais com a partilha de experiências
– promoção de uma aproximação entre o próprio casal
– maior envolvimento do pai em todo o processo. Isto é particularmente importante e visível nas aulas que toquem no método Bradley (parto assistido pelo marido) onde o pai desempenha um papel ativo no nascimento do bebé.
– aperfeiçoamento de técnicas de respiração e relaxamento, fulcrais para o nascimento do bebé
– aprender dicas de como lidar com o pós-parto
– conhecimento de técnicas de amamentação e todas as vantagens da mesma
– maior segurança e confiança para os pais enfrentarem este novo desafio
– preparam a mulher e o homem para uma maternidade consciente, plena e feliz

QUEM DEVE FAZER UM CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO

Estas aulas servem, como o próprio nome indica, para preparar futuros pais para a viagem incrível que os espera: o nascimento de um filho. Está indicado para todas as mães e pais que queiram estar no seu melhor. E como? Sabendo todas as informações necessárias e estarem preparados da melhor maneira neste evento que irá transformar as suas vidas.

Para uma melhor experiência possível, está indicado para grávidas com mais de 28 semanas de gravidez e os respetivos acompanhantes.
Este curso de preparação para o parto é também ideal para os casais que pretendem partilhar esta experiência a dois.

COMO A NOSSA ESPECIALISTA PODE AJUDAR NA PARENTALIDADE

A parentalidade é uma aventura que trará mudança à vida de um casal. No entanto, essas mudanças não têm de ser vividas com medo, dúvida e, muito menos, como algo negativo. Uma gravidez vivida positivamente é sinónimo de encarar este momento da vida da melhor maneira e com enormes recompensas no futuro. Ganham os futuros pais e também o bebé que está para chegar.

Neste Curso de Preparação do Parto, será possível ficar com todo o conhecimento para viver em pleno esta aventura e tirar todas as dúvidas que possam existir numa combinação entre teoria e prática.
Este curso pré-parto está estruturado por módulos da seguinte forma:

– Trabalho de parto
– Nascimento
– Plano de parto
– Amamentação
– Cuidar do bebé
– Regresso a casa

Todos os meses temos este programa ativo que pode ser composto por, no mínimo, 2 casais e, no máximo, 6 casais. Cada aula terá uma duração de cerca de 1h30m.
Acredito que cada pessoa tem o potencial para ser ainda melhor. O conhecimento de todas as fases da vida, incluindo a gravidez, faz parte dessa melhoria constante. Promovo experiências positivas desde o parto à parentalidade plena.
Este Curso de Preparação para o Parto inclui:

– acompanhamento online de enfermagem ao longo da gravidez e primeiro mês de vida do bebé
– diversos materiais online

Foto de Inês David

Chamo-me Inês David e sou Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia com mais de 5 anos de experiência em grandes Hospitais de Lisboa. Sou ainda conselheira em aleitamento materno pela UNICEF.

Venha experimentar um curso que tornará os futuros pais ainda mais capacitados para viver a parentalidade da melhor maneira.

Quer saber mais informação?

Venha falar comigo na Clínica Girassol, em Telheiras.

Email
Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone
Email